businessman man person people
Photo by Mikhail Nilov on Pexels.com

Como são calculadas as despesas de notário?

No contexto de uma compra imobiliária, é ainda habitual recorrer a um notário para as diligências legais que correspondem a tal operação. A este respeito, o comprador deve suportar uma série de custos chamados “despesas de notário “. Estes são adicionados ao preço de venda do imóvel. É portanto essencial que compreenda em detalhe o modelo de cálculo destes custos através de vários exemplos. Este é o objectivo deste artigo, que o ajudará a estimar eficazmente as despesas notariais.

Emolumentos notariais: um conjunto de somas a pagar

Na realidade, quando falamos de emolumentos notariais, estamos a falar de uma série de montantes devidos por vários serviços diferentes. De facto, quando vai a um notário em Bordeaux, na França continental ou na Martinica, tem de pagar várias taxas. O seu custo difere consoante se trate de :

– taxas de transferência (ou taxas de registo) ;

– emolumentos (a sua remuneração)

– contribuição para a segurança da propriedade;

– desembolsos e taxas.

Assim, o cálculo das taxas notariais tanto para o vendedor como para o comprador é uma preocupação real, uma vez que pode gerar custos mais ou menos significativos. Deve, portanto, discriminar “despesas de notário” no seu cálculo.

Taxas de inscrição ou de transferência

Ao calcular as taxas notariais de um terreno ou propriedade nua, deve necessariamente ter em conta as taxas de registo. Este é o montante pago ao notário, que na realidade actua apenas como intermediário entre si e o Tesouro.

Habitação nova ou antiga: variações de custos a esperar!

As taxas de inscrição variam de acordo com o tipo de propriedade e o departamento. Se tirar partido da VEFA e investir em novos imóveis, terá de pagar apenas 0,715% do preço de venda, incluindo o imposto sobre o imóvel. Assim, para uma nova casa (no valor de 30.000 euros) adquirida em Paris ou Lyon, as taxas de inscrição serão de 214,5 euros.

Por outro lado, para um investimento em propriedade antiga em Isère, Indre, Martinique, Mayotte ou Morbihan, o imposto de transferência será de 5,80% do preço de venda em comparação com 5,09% do preço de venda nos outros departamentos. Além disso, para a compra de um terreno, por exemplo, serão aplicadas taxas notariais neste segmento a cerca de 8% do seu preço.

Desembolsos e taxas de contribuição de segurança imobiliária

Os honorários do notário também incluem desembolsos, ou seja, o montante do reembolso de actos adicionais realizados pelo notário em nome do cliente. Estes podem ser custos relacionados com :

– a perícia do agrimensor

a conservação das hipotecas;

o pedido de um extracto do registo predial.

No que diz respeito à contribuição de segurança da propriedade, note-se que compensa as formalidades efectuadas pelo Estado para o registo da venda e do registo predial. Esta taxa é equivalente a 0,10% do preço de venda do imóvel.

O montante dos emolumentos notariais

Os emolumentos notariais também fazem parte dos emolumentos notariais. Estas taxas correspondem à remuneração do notário e são portanto acrescentadas às taxas de registo. Tal como este último, o montante das taxas é também calculado com base numa percentagem do preço de venda ou compra do imóvel.

As taxas são aplicadas em incrementos e numa escala móvel. Aqui está a escala indicativa apresentada abaixo.

BANCOSTAXAS APLICÁVEIS
Até 6.500 euros3 870 %
De 6.501 euros a 17.000 euros1 596 %
De 17.001 euros a 60.000 euros1 064 %
A partir de 60.000 euros0,814 %

É importante notar que as taxas são reguladas pelo Estado, tal como indicado na tabela de taxas nacional acima. Assim, independentemente do notário que escolher num departamento em França, o preço dos serviços permanecerá inalterado.

Além disso, deve permitir o IVA. Isto é 20% e é aplicado ao montante calculado até esse ponto. Lembre-se também que, ao abrigo da lei Macron, o notário pode conceder-lhe descontos nas taxas. Mas apenas se estes não excederem 10%. A única desvantagem é que estes descontos só se aplicam a vendas superiores a 150.000 euros.

As despesas de notário são demasiado elevadas?

Quando reunidos, os emolumentos notariais podem parecer elevados para muitos indivíduos. Era provavelmente disto que tinha medo quando queria comprar um terreno ou uma casa. No entanto, pode reduzir estas taxas dependendo da natureza do imóvel. Por exemplo, enquanto as taxas notariais para imóveis mais antigos atingem um pico de 7-8% do preço de venda, descem para 2-3% do preço de venda para novos imóveis.

A razão para estes “custos reduzidos” é que os emolumentos notariais para novas casas estão estritamente limitados ao pagamento do imposto e taxas de registo predial. Portanto, aproveite uma VEFA para reduzir drasticamente as suas despesas de notário. Estas despesas notariais são pagas no momento da assinatura da escritura de compra e venda. Finalmente, poderá ter de pagar um depósito entre 5 e 10% do preço total de venda.