C'est quoi un serveur?
Photo by Josh Sorenson on Pexels.com

O que é um servidor?

Servidores são computadores que permitem a outros computadores aceder a recursos partilhados, tais como ficheiros, uma impressora, ou uma ligação à Internet

Os servidores também têm a capacidade de fornecer serviços remotos, tais como armazenamento online, computação em nuvem, oualojamento web.

Definição de um servidor

Um servidor é um computador, equipado com um sistema operativo que lhe permite comunicar com os clientes, e que executa aplicações a pedido destes. Estas aplicações podem ser serviços (por exemplo, servidor web), programas (por exemplo, servidor de jogos), ou ficheiros (por exemplo, servidor de ficheiros).

O servidor é o elemento central de uma rede informática, permite que os serviços e aplicações sejam distribuídos aos clientes e disponibilizados a todos os utilizadores ligados à rede. Os servidores mais comuns são servidores web, servidores de correio, servidores de aplicações, e servidores de ficheiros.

Serviços oferecidos por um servidor

Um servidor de computador é um dispositivo electrónico para armazenamento e acesso remoto a dados. Os serviços oferecidos por este dispositivo são múltiplos

As empresas utilizam-nos para alojar as suas aplicações e websites, indivíduos para armazenar as suas fotografias e vídeos, e governos para gerir as bases de dados dos seus cidadãos

Entre os serviços mais comuns encontram-se o correio electrónico, alojamento de dados, armazenamento online, e partilha de ficheiros

Os servidores informáticos também podem ser utilizados para distribuir conteúdos multimédia, tais como filmes ou música, ou para fornecer serviços de telecomunicações, tais como telefone ou videoconferência.

Que tipos de servidores de computador existem?

Existem vários tipos de servidores de computador, sendo os mais comuns os servidores de aplicações, servidores web, servidores de bases de dados e servidores de ficheiros. Os servidores de aplicações hospedam aplicações e os servidores web hospedam sítios web. Os servidores de bases de dados e servidores de ficheiros armazenam dados e disponibilizam-nos para consulta.

Que sistema operativo de servidor devo escolher?

Ao adquirir um servidor, é importante escolher o sistema operativo que melhor se adapta às suas necessidades e expectativas. Os sistemas operativos mais frequentemente utilizados são Windows Server, Linux e Mac OS. Cada sistema tem as suas vantagens e desvantagens.

O Windows Server é um sistema operativo desenvolvido pela Microsoft. É conhecida pela sua estabilidade e facilidade de utilização. O Windows Server é ideal para empresas que necessitam de alto desempenho e características avançadas.

Linux é um sistema operativo de código aberto desenvolvido por várias empresas. É conhecida pela sua fiabilidade e segurança. O Linux é ideal para empresas que necessitam de um sistema operativo que seja fácil de personalizar e alargar.

Mac OS é um sistema operativo desenvolvido pela Apple. É conhecida pela sua facilidade de utilização e estabilidade. Mac OS é ideal para empresas que necessitam de um sistema operativo que seja fácil de integrar nas suas infra-estruturas existentes.

Qual o formato do seu servidor?

A escolha do formato do seu servidor dependerá em grande parte da quantidade de dados a armazenar e da frequência com que os dados são alterados

Se os dados não mudarem frequentemente, então pode ser escolhido um formato de ficheiro que seja mais barato de gerir, tal como o formato de texto

No entanto, se os dados precisarem de ser acedidos rapidamente e alterados frequentemente, então um formato de ficheiro mais caro, como o SQL, será provavelmente a melhor escolha.

Porquê escolher um servidor de alojamento externo?

Decidiu criar o seu próprio website e precisa de alojamento em servidor para o colocar online. Mas não se sabe a quem recorrer. Não entre em pânico, explicar-lhe-emos porque deve escolher um fornecedor de alojamento de servidores.

As vantagens de alojamento de servidores com um fornecedor são numerosas. Antes de mais, este tipo de alojamento é muito económico. Só paga pelo que precisa, para que possa reduzir os seus custos. Além disso, os fornecedores oferecem frequentemente pacotes que são adaptados às suas necessidades e orçamento.

Em termos de qualidade, os fornecedores têm frequentemente infra-estruturas de ponta e equipas experientes. Isto permite-lhes garantir um serviço de qualidade e uma disponibilidade óptima do seu sítio.

Finalmente, os prestadores de serviços também oferecem serviços adicionais, tais como a criação de websites, referenciação ou optimização de motores de busca. Estes serviços permitem-lhe desfrutar de um website completo e profissional.

Portanto, é evidente que escolher um fornecedor de alojamento de servidores é a melhor solução para lançar e desenvolver o seu negócio na Internet.