Comment faire pour dormir quand on y arrive pas?
Photo by Pixabay on Pexels.com

Como se dorme quando não se pode?

Como se dorme quando não se pode? Esta é uma questão que muitas pessoas colocam, uma vez que dormir é essencial para manter uma boa saúde

A maioria das pessoas precisa de sete a oito horas de sono por noite, mas esta quantidade pode variar dependendo da idade, sexo e saúde

A qualidade do sono também é importante: as pessoas que dormem bem acordam frequentemente sentindo-se bem, enquanto as pessoas que têm dificuldade em dormir muitas vezes parecem cansadas e têm dificuldade em se concentrar.

O que fazer quando não se consegue dormir?

O sono é essencial para o bom funcionamento do nosso corpo e para o nosso bem-estar. No entanto, muitas pessoas têm dificuldade em encontrar o sono quando precisam dele. Se é uma destas pessoas, aqui estão algumas dicas sobre como adormecer.

Antes de mais nada, tente relaxar. Tomar um banho quente, ouvir música relaxante, ou ler um livro. Se tiver dificuldade em relaxar, tente meditação ou respiração profunda.

A seguir, evitar ecrãs antes de dormir. TV, computadores e ecrãs de smartphones emitem luz azul que perturba o nosso ritmo sono-vigília. Portanto, desligue estes ecrãs pelo menos uma hora antes de ir dormir.

Finalmente, exercício regular. A actividade física ajuda a regular o nosso sono e ajuda-nos a dormir melhor. Por isso, dê uma pequena caminhada ou faça uma sessão desportiva antes de ir para a cama.

Se, apesar de todos estes conselhos, ainda não conseguir dormir, consulte um especialista. Ele ou ela será capaz de o ajudar a encontrar as causas dos seus problemas de sono e a resolvê-los.

Quais são algumas boas práticas para me ajudar a dormir melhor quando não consigo?

É possível dormir mais facilmente, seguindo certas boas práticas.

  • Em primeiro lugar, é importante estabelecer uma rotina e aderir a ela todas as noites. Isto significa ir para a cama e levantar-se à mesma hora todos os dias
  • Em segundo lugar, tente limitar a sua ingestão de álcool e cafeína, uma vez que estas substâncias têm um efeito estimulante
  • Em terceiro lugar, evite ver televisão ou trabalhar no computador imediatamente antes de se deitar, pois isso impedi-lo-á de relaxar
  • Finalmente, fazer uma sessão de relaxamento antes de se deitar para descontrair.

Será que preciso de um especialista em sono para me ajudar a dormir melhor?

O sono é gerido pelo nosso cérebro e corpo de uma forma complexa. Por conseguinte, é importante consultar um profissional para determinar as causas dos seus problemas de sono e para receber um tratamento personalizado

Os especialistas em sono têm vastos conhecimentos sobre as perturbações do sono e podem ajudá-lo a recuperar uma boa higiene do sono.

Se tiver dificuldades em dormir, é fortemente recomendado que procure a ajuda de um especialista em sono

Estes profissionais podem ajudá-lo a identificar os factores que estão a afectar o seu sono e dar-lhe conselhos sobre como voltar a ter uma boa noite de sono. Com a sua ajuda, pode dormir melhor e ser mais produtivo no trabalho.

A homeopatia para o sono funciona?

De acordo com um estudo publicado em 2011 no European Journal of Clinical Pharmacology, a homeopatia pode ser eficaz para dormir

Este estudo foi realizado com 247 participantes que sofriam de distúrbios do sono

Os participantes foram divididos em 2 grupos, o primeiro recebendo um tratamento homeopático e o segundo um placebo

Os resultados mostraram que o grupo tratado com homeopatia dormia em média mais uma hora por noite e que o seu sono era mais tranquilo

Estes resultados foram confirmados num estudo de 2014 com 101 participantes. Estes estudos sugerem, portanto, que a homeopatia pode ser eficaz para dormir.

Como induzir o sono?

é importante dormir num ambiente calmo e deserto para evitar estímulos externos que podem perturbar a nossa paz de espírito. Também é recomendado dormir num quarto com temperatura fria.

É importante escolher o momento certo para dormir. Os peritos recomendam ir para a cama entre as 22h e a meia-noite e levantar-se entre as 6.30h e as 7.30h. É também importante manter um padrão de sono regular e não mudar os seus hábitos com demasiada frequência.

Para promover o sono, é também aconselhável fazer alguma actividade física ligeira antes de ir para a cama. Um banho ou duche quente pode também ajudá-lo a adormecer.

É também aconselhável limitar o álcool e os estimulantes antes de ir para a cama. O café, o chá e os cigarros devem ser evitados antes de dormir.

Porque não consigo dormir quando estou cansado?

é possível que os pensamentos nos impeçam de relaxar e adormecer. Quando a mente está constantemente ocupada, é mais difícil adormecer. Além disso, algumas pessoas têm dificuldade em adormecer quando estão demasiado quentes, quando lhes doem as costas ou quando ouvem barulho.

Também é possível que o seu corpo esteja demasiado estimulado para que possamos relaxar e dormir. Luz do dia, ecrãs de computador e de televisão, ruído de rua ou conversas nas proximidades podem impedir-nos de descansar.

O seu relógio biológico pode não estar sincronizado com o seu horário de sono. Algumas pessoas precisam de muito sono, enquanto outras precisam de muito pouco descanso. Se o nosso corpo estiver cansado, mas o nosso relógio biológico não estiver, é provável que não consigamos dormir.

Não há nenhuma bala mágica que funcione sempre, mas há algumas estratégias que nos podem ajudar a encontrar o sono quando estamos cansados. O primeiro passo é limpar as nossas mentes e deixar de pensar nisso. Podemos fazer isto ouvindo música relaxante, lendo um livro ou fazendo uma sessão de meditação.

Se os pensamentos continuam a incomodar-nos, podemos tentar relaxar fisicamente. Podemos tomar um duche quente, alongar, fazer exercícios respiratórios ou fazer uma massagem a nós próprios. Estas pequenas acções vão ajudar-nos a relaxar e a descontrair.

Finalmente, é importante respeitar o nosso horário de sono e não abusar de ecrãs de computador, televisão ou smartphones antes de ir para a cama. Estes dispositivos produzem luz azul, que é uma das principais causas de insónias.

Há muitas coisas a considerar quando não consegues dormir e o teu corpo está a gritar por descanso. Mas ao seguir estas dicas, é mais provável que encontremos sono e recuperação.