Se planeia alugar um carro enquanto estiver no estrangeiro, é importante saber que documentos precisa de apresentar no momento da reserva
As agências de aluguer geralmente aceitam cartões de crédito como garantia, mas é melhor descobrir com antecedência para evitar surpresas desagradáveis
É também aconselhável ler as condições de aluguer antes de assinar o contrato, uma vez que algumas agências podem exigir um condutor adicional com 25 anos ou mais
Se não tiver uma carta de condução internacional, é possível alugar um carro com ou sem condutor. Neste caso, por favor consultar as agências locais.
Contents
Documentos para aluguer a curto prazo
Recordamos que os documentos a serem apresentados para um aluguer a curto prazo são os seguintes:
- Um bilhete de identidade ou passaporte válido
- Uma prova recente de morada
- Um cheque de depósito do equivalente a 1 mês de renda
- Um rendimento mensal líquido de 3 vezes o montante da renda
Que documentos são necessários para um aluguer a longo prazo (LLD)?
Para alugar um carro de longo prazo (LLD), necessitará da sua carta de condução, de um cartão de crédito e de um documento que prove o seu endereço. A maioria das empresas de aluguer de automóveis exige uma prova recente de morada, tal como uma conta de serviços públicos. O cartão de crédito é necessário para confirmar a sua reserva e pagar a taxa de aluguer.
Que documentos tenho de fornecer para alugar um carro?
Para alugar um carro, os principais documentos que precisa de fornecer são
- o documento de identidade válido do condutor principal
- uma carta de condução válida
- o contrato de aluguer assinado
- o cheque de depósito (entre 200 e 500 euros)
- o certificado de seguro do veículo
Como funciona o aluguer de um carro?
É necessário escolher um carro que se adapte às suas necessidades, seja em termos de modelo, tamanho ou tipo.
Depois é preciso decidir que tipo de contrato de aluguer pretende. Pode escolher entre um contrato de preço fixo ou um contrato com quilometragem ilimitada.
O preço do aluguer depende do modelo e do tamanho do carro. Além disso, as taxas de danos variam em função do modelo do carro.
Se escolher um contrato de preço fixo, terá de pagar o preço do aluguer e a taxa de danos. Se escolher um contrato com quilometragem ilimitada, terá de pagar apenas a taxa de danos.
Também precisa de decidir se quer uma colisão ou um seguro abrangente. O seguro de colisão cobre danos no carro se este for danificado num acidente. Um seguro abrangente cobre os danos no carro e os ferimentos dos passageiros, independentemente do acidente.
Se escolher o seguro de colisão, deve pagar os custos do seguro. Se escolher um seguro abrangente, terá de pagar a taxa de seguro e a taxa de danos.
Depois de ter escolhido o carro, o tipo de contrato de aluguer e o seguro, deve reservar o carro. A maioria das empresas de aluguer de automóveis têm um website onde se pode reservar um carro.
É necessário preencher um formulário online com as seguintes informações:
- O seu nome e morada
- O número da sua carta de condução
- O número do seu cartão de crédito
A agência de aluguer de automóveis verificará a sua carta de condução e cartão de crédito. Assim que a reserva for confirmada, receberá uma confirmação por e-mail.
Terá também de apresentar a sua carta de condução e cartão de crédito à agência de aluguer de automóveis quando levantar o carro.
O que é o depósito para um aluguer de automóveis?
O depósito para o aluguer de um carro depende da empresa com a qual se está a alugar. Normalmente o depósito está entre 200 e 300 euros, mas pode ser mais elevado se escolher uma marca de carro mais cara.
Como é que se faz um contrato de aluguer de automóveis?
O contrato de aluguer de automóveis (ou contrato de leasing) é um documento que estabelece os termos e condições do aluguer de automóveis entre o locatário e a empresa de aluguer de automóveis. O contrato deve ser assinado por ambas as partes antes de o veículo ser devolvido e deve incluir as seguintes informações
- Nome e endereço do arrendatário
- Nome e endereço do locador
- A data do aluguer
- Tipo e marca do veículo
- Potência do motor
- O número de quilómetros a ter em conta
- O preço do aluguer
- As condições de devolução do veículo
- As obrigações do locatário e do locador