Comment le notaire contacte les héritiers?
Photo by Mikhail Nilov on Pexels.com

Como é que o notário contacta os herdeiros?

O notário é responsável por contactar os herdeiros quando alguém morre e deixa uma propriedade. Se houver vários herdeiros, o notário irá contactá-los um após o outro, começando por aqueles mais próximos do falecido.

Para contactar os herdeiros, o notário utiliza os dados de contacto no último testamento do falecido ou na certidão de óbito. Se estes documentos não contiverem dados de contacto, o notário pode tentar encontrá-los procurando na Internet ou consultando os registos da população.

Se os herdeiros não forem fáceis de encontrar, o notário pode chamar um investigador privado. Este último será responsável por encontrar os herdeiros e informá-los sobre a situação.

Se os herdeiros viverem no estrangeiro, o notário deve contactar as autoridades locais. Estas autoridades determinarão então se os herdeiros tencionam ou não regressar ao país.

Se nenhum dos herdeiros responder às chamadas ou e-mails do notário, o notário pode decidir entregar a herança a um terceiro.

Contents

Como é que o notário contacta os herdeiros sem um testamento?

O notário é responsável por contactar os herdeiros sem testamento quando uma pessoa falecida não tenha deixado um testamento. Esta tarefa não é tão simples como pode parecer, uma vez que os potenciais herdeiros não são necessariamente as pessoas mais próximas do falecido.

O notário faz primeiro um inventário de todos os bens do falecido e determina quem tem o direito de herdar. Também faz um balanço das dívidas e créditos do falecido.

A seguir, o notário publica um anúncio num jornal oficial para encontrar potenciais herdeiros. Se não houver herdeiros a serem encontrados, o notário pede a um colega da administração para encontrar as pessoas a quem os bens do falecido devem reverter.

Ler tambem:  Participar sinistro ageas

Na maioria dos casos, os potenciais herdeiros apresentam-se na sequência do anúncio do notário. Devem então ir a tribunal para confirmar o seu estatuto de herdeiros e receber a sua parte da herança.

Quem contacta o notário após uma morte?

Após uma morte, os herdeiros são os primeiros a contactar o notário. O notário dá-lhes as chaves e os códigos de acesso à casa do falecido. O notário também faz um inventário dos bens do falecido. Os herdeiros determinam então as suas respectivas quotas. Os custos da herança são acordados entre os herdeiros.

Como se é notificado de uma herança?

Há várias maneiras de ser notificado de uma herança. A maior parte das vezes é feito por correio. Se o falecido era casado, o cônjuge recebe normalmente a informação. No caso de um testamento, os beneficiários são notificados primeiro. Os herdeiros são frequentemente escolhidos de acordo com a legislação em vigor no país onde a propriedade está localizada. Os pais têm prioridade, seguidos pelos filhos e netos.

Em alguns casos, o notário pode decidir publicar um anúncio na imprensa, ou dirigir-se à câmara municipal para fazer uma declaração. É também possível que os beneficiários do falecido sejam notificados por telefone ou e-mail.

Quando a herança é grande, os beneficiários recorrem frequentemente a um advogado especializado em direito sucessório. Este profissional será capaz de os ajudar a tomar as medidas necessárias e a resolver quaisquer problemas.

Como é que os notários encontram herdeiros?

Quando uma pessoa falecida não tiver deixado um testamento, os notários devem realizar pesquisas para encontrar os herdeiros. De acordo com a lei, estes são designados de acordo com a linhagem e descendência.

Ler tambem:  Como mudar de emprego?

O notário começa com a elaboração de um inventário dos bens do falecido. Se houver bens a serem partilhados, ele ou ela elabora uma lista deles. Depois procura os herdeiros, verificando as certidões de nascimento, casamento e óbito, bem como quaisquer testamentos.

Se os herdeiros não puderem ser identificados ou se alguns não quiserem ou não puderem assumir a propriedade, o notário terá de aplicar a lei. A propriedade será dividida entre os herdeiros de acordo com a sua linhagem e descendência