Comment aménager un bureau dans un petit espace ?

Como se instala um escritório num espaço pequeno?

Os escritórios estão cada vez mais cheios, o que está longe de ser o ideal quando se precisa de trabalhar neles. Está a tornar-se cada vez mais difícil encontrar o lugar certo para um escritório e saber como organizá-lo de forma a optimizar o espaço. Aqui estão algumas dicas sobre como desenhar um escritório de forma eficiente.

A importância de um escritório em casa bem desenhado

Viver e trabalhar no mesmo espaço pode parecer uma boa ideia no início, mas pode rapidamente transformar-se num verdadeiro inferno se não desenhar correctamente o seu escritório. De facto, muitos problemas podem surgir se não estiver bem organizado, tais como perda de produtividade, fraca concentração ou dores nas costas.

O primeiro ponto a considerar na concepção de um escritório é a sua dimensão. O tamanho da mesa deve ser escolhido de acordo com a quantidade de trabalho a ser feito. Se estiver habituado a receber clientes, é aconselhável escolher uma sala maior. Do mesmo modo, grande parte do conforto reside na escolha de mobiliário e acessórios que permitirão uma boa organização. Por exemplo, é aconselhável ter uma área de trabalho definida, armazenamento para documentos e ficheiros, e espaço de armazenamento para ferramentas e fornecimentos.

A escolha de materiais é também importante; é aconselhável escolher mobiliário e revestimentos que não causem alergias. É também aconselhável escolher mobiliário robusto que não se mova um centímetro, pois um escritório mal organizado pode rapidamente tornar-se um desastre.

Finalmente, posicione a sua secretária em direcção a uma boa fonte de luz e ventilação. Deve haver luz suficiente para uma boa concentração, enquanto que a ventilação deve prevenir o bolor e as alergias.

Se não seguir estas regras simples, é muito fácil acabar com um escritório desorganizado e desorganizado que irá dificultar a sua produtividade.

Os melhores quartos da casa para a criação de um escritório

É importante escolher os melhores quartos da casa para montar um escritório. Evitar áreas demasiado barulhentas, demasiado brilhantes ou demasiado ocupadas. A sala de estar ou quarto são boas escolhas. Para um quarto, é importante escolher um quarto com uma janela e espaço suficiente para uma secretária e uma poltrona. Para uma sala de estar, deve escolher uma área tranquila e desimpedida, sem obstruções à passagem.

Para o seu material de escritório, uma secretária, cadeira, iluminação e espaço de armazenamento devem ser providenciados. A secretária deve ser suficientemente grande para guardar os documentos e as ferramentas necessárias para o seu trabalho. É também aconselhável escolher uma cadeira ergonómica que assegure uma boa posição sentada. Deve haver iluminação suficiente para trabalhar confortavelmente. Deve ser providenciado espaço de armazenamento para documentos e material de trabalho.

Erros a não cometer ao desenhar um escritório

Espaços de trabalho mal organizados podem ter um impacto negativo na eficiência e produtividade. Aqui estão os erros a evitar ao desenhar um escritório.

  1. Não definindo claramente as suas necessidades

Definir claramente as suas necessidades antes de começar a conceber o seu escritório é essencial. Quais são as tarefas que precisa de executar no trabalho? Quais são as suas preferências em termos de espaço e conforto? Tire tempo para pensar em tudo isto, para que possa desenhar o seu escritório da forma que melhor se adapte às suas necessidades.

  1. Desenho de apenas um espaço

Quando se trabalha em casa, é óbvio que se deve organizar bem o seu espaço de trabalho. Caso contrário, arrisca-se a sentir-se sufocado e incapaz de se concentrar. Assim, cria-se um espaço dedicado ao trabalho, bem como um espaço para relaxar.

  1. Ignorar a luz natural

Para trabalhar eficazmente, deve utilizar luz natural. Se o seu escritório não estiver bem iluminado, tente colocar lâmpadas ao lado do seu computador ou mesa.

  1. Não arejar a sua secretária

É também necessário ventilar devidamente o seu escritório. Caso contrário, poderá sentir-se sufocado e ser incapaz de se concentrar. Portanto, instale uma pequena janela no seu escritório ou, se tal não for possível, instale um ventilador.

  1. coloque a sua secretária numa sala escura

É melhor instalar o seu escritório numa sala iluminada. Se o seu escritório estiver numa sala escura, poderá não conseguir concentrar-se.

  1. Colocar a sua secretária perto de uma janela

É também aconselhável não instalar o seu escritório perto de uma janela. A luz natural pode distrair e tornar difícil a concentração.

  1. Escolher uma secretária demasiado pequena

Uma secretária demasiado pequena pode ser frustrante e desconfortável. Escolha uma secretária que lhe permita trabalhar em boas condições.

  1. Colocar a sua secretária no canto da sala

É melhor instalar a sua secretária num local que seja dedicado ao trabalho. Caso contrário, poderá não ser capaz de se concentrar.